quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Que lindo, esse vestido era da sua vó?

Feira de Noivas
 Digamos que eu tenho alguma experiência com vestidos de noiva... hauhauhauhauha

Peça "Declive" Ministério ágape de Teatro - Nazareno de Nilópolis - RJ

Peça Artigo 121 - Jeová Nissi


Eu já experimentei mais vestidos de noiva do que algumas casadas. Isso porque eu já fiz algumas peças e feiras com vestidos maravilhosos. Foram 6 no total se não em engano ou será que foram 7? Sem contar os que experimentei em feiras de noiva. Isso me dá um pouco de crédito para falar de vestidos, não dá? Ahh não sei, se dá ou não, eu vou falar do mesmo jeito.

Minha dica pro vestido é... pare de fazer pesquisas. Se for pesquisar, pesquise em lojas. O vestido no corpo é outro, ver revistas, blogs (eeeé blogs, mas não esse, só o da concorrencia), sites, fotos.... não adianta. Quando vc coloca aquele vestido tomara que caia que vc sempre sonhou e vê que tá parecendo a Gabriela, pq os peitos estão pulando ou caídos lá no chão (o da noiva da peça  Artigo 121 é bem assim hauha), vc se vê obrigada a mudar o conceito da sua vida sobre vestidos.
Quando for a loja não peça apenas para experimentar aquele vestido do modelo que vc sonhou, a vendedora pode trazer 1,2,3 e vc não entender pq não está gostando. Apenas passe pelos cabides e escolha o modelo que te agrada e experimente. Falo isso por experiência própria. Sempre gostei do modelo de vestido X e experimente vários e pareciam todos iguais, quando eu coloquei o Y que achava horrivel com o decote Z que eu sempre odiei eu chorei... de emoção. Quando eu tinha uma vida "normal" de pessoas que assistem Discovery Home and Health (quem não ama Discovery?)e via o programa "O vestido perfeito" Aquele cara dono daquela loja maravilhosa em Nova Iorque disse: Quando a noiva chora... ela achou o vestido dela!
Nunca mais esqueci essa frase. Só não direi o X Y Z aqui pq é surpresa, mas no meu casamento estarei com ele.
Aquele vestido caríssimoooo de repente fica pior que aquele com alugue de 150 reais, cheio de lantejoula. Quem diria?

Prove, Prove e prove de novo. Vc vai se surpreender com os modelos... ou não! Talvez aquele modelo que vc sempre sonhou fique perfeito em vc, nunca se sabe.
VESTIDO?? SÓ PROVANDO!!

Agora depois disso tudo como vcs querem que eu surpreenda meu noivo Jonatas vestida de branco? Ele ta cansado de me ver de noiva, nem tem graça. Eu apoio a calça jeans pra noiva e um sapato bem megaa e as madrinhas de tubinho.... Que comece a balada hauhauhauha

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Passo 5.1 - Passo a Passo da festa - Organizando Sozinha

Veja a baixo como organizar a festa SEM DINHEIRO para não precisar contratar buffet, os textos em azul são explicações e logo abaixo os calculos de uma festa de 4 a 5 horas de duração.
Basta vc preencher e calcular com o número dos seus convidados. Lembrando da regra do "4º Passo - A bendita lista de convidados" em relação aos penetras e "convidados do convidados".

Essa lista é uma lista básica, uma pré produção. Nela vc vai deixar pré definido os itens da festa. No próximo post publicarei uma lista detalhada dos itens da festa, pra vc não se perder e depois me culpar. hauhauhuha

FESTA

Data da festa: ___________________________
Horário de início:________________________
Duração :______________________________
Local da Festa:__________________________
Número de convidados:___________________
Cor da festa:____________________________

Mesa de Frios

Na mesa de frios vc não precisa gastar dinheiro com queijos e presunto, salame... Essas coisas não enchem a barriga de ninguém e são caros, você sabe que quando o garçom passa com aquela bandeja de queijo vc pega 1, mas sua barriga manda pegar a bandeja.
Opte por torradinhas que vc compra pronta e patês. Os garçons passam com a bandeja e o próprio convidado pode se servir e pra não ficar sempre a mesma entrada, vc pode variar os patês, no youtube vc encontra várias receitas de patês para todos os gostos: Azeitona, alho, queijo, atum, cebola, presunto...
Canapés - Média 5 por pessoa - Nº de convidados x 5 = ____ Canapés
 Exemplo: 180 convidados x 5 = 900 canapés


Sanduiche de metro também é bem barato e fácil de fazer. Vc só precisa de alface, tomate, maionese (vc pode fazer sem se seu casamento for em um dia muito quente), salame ou presunto ou peito de peru, frango desfiado já msiturado na maionese (ou o mais barato), queijo (opcional).
Os material rendem bastante e o pão vc encomenda em qualquer padaria. 
Pão de metro - 1 metro para cada 6 pessoas - Nº de convidados : 6 = ____ x 1 metro = ____
Exemplo: 180 convidados : 6 = 30 x 1 metro = 30 metros de pão de metro.

Ovos de codorna são uma coisa comum aqui no Rio de Janeiro em casamentos, não sei se é costume Nacional, mas os ovos é uma ideia muito boa para a mesa de frios, junto com ele um potinho com molho rosê (maionese, mostarda e ketchup). 
Ovos de codorna cozidos e sem casca - 1 por pessoa (não dá pra matar a fome das pessoas com os ovos, ele é só um aperitivo) 

Um espetinho muito famoso aqui no Rio chamado "sacanagem" que é feito com uma rodela de salsicha, um quadradinho de abacaxi, 1/3 de azeitona e um quadradinho de queijo em um palitinho de dente. Vc também pode colocar Tomate, Cenoura... o que estiver mais barato vc pode ir substituindo.
Espetinho Sacanagem - 1 por pessoa


Frutas da estação saem mais baratas, compre o suficiente para decorar a mesa de frios, Uma melancia bem vermelha para cortar em zig-zag e colocar cada metade de um lado da mesa com uvas em cima, umas manga-rosa bem grande, mamão... Use a criatividade. Estipule uma quantia pra gastar com frutas, por exemplo R$50,00, dai vá no hort-fruti e se divirta enchendo o carrinho e calculando o total.
Frutas - O suficiente pra decorar a mesa

 

Mesa de doces

 Calcule 5 doces por pessoa, seja de qualquer variedade de doce que vc escolher. Vc pode fazer folhados, doces finos, caramelados, mas lembre que todos eles tem custo, algumas pessoas combram o cento outras a unidades, mas eu tenho sugestões para vc.
Calculando o total de doces que vc vai ter na festa vc pode distribuir na maneira que vc prefere.
Total de doces - Nº de convidados x 5 = ____ doces variados

Exemplo A: 200 convidados x 5 doces por pessoa = 1000 doces variados
Exemplo B (distribua o a quantidade total pelos tipos de doce) - 500 brigadeiros + 250 beijinhos + tacinhas = 1000 doces variados

Um Buffet já fará essa distribuição de doces sem vc se preocupar.

Brigadeiro é muito barato, fácil de fazer e todos amam muito. na minha opnião os convidados trocam folhados e bombons recheados por um brigadeiro bem feito. 
Uma doceira disse que para 100 brigadeiros tamanho de festa vc gasta 3 latas de leite condensado normal. Vc pode reunir as madrinhas e todas enrolarem brigadeiros assistindo Diario de uma paixão, Dirty Dancing, Moulin Rouge ou o filme que vc preferir pra entrar no clima de romance, a hora passa rápido.
Só não faça os brigadeiros muitos dias antes da festa, pois eles ressecam e endurecem. 
Brigadeiros  - 3 latas de leite condensado = 100 brigadeiros

 Beijinho também é um doce bem fácil de fazer e rende tanto quanto o brigadeiro. Alem de ser bem bonito na mesa.
Beijinhos - Não procurei medidas ainda (esqueci)

Vc pode fazer mousse de maracujá e colocar em tacinhas com uma colherzinha, rende bastante e é bem barato. As sementes do maracujá podem enfeitar a tacinha. Vc pode brincar com os mousse que vc conhece, variando os sabores.
Tacinha com mousse -  Vc vai precisar de Tacinhas e colheres de mecher café. Vc pode colocar lacinhos bem fininhos da cor da festa, para dar um ar leve na mesa.



Vc também pode colocar alguns biscoitos amanteigados na mesa em lindas bombonier enfeitadas com fita, pode colocar balas da cor da festa em potes transparentes... Use a imaginação sem gastar muito.


 Salgadinhos

A contagem é 10 a 12 salgados por pessoa (se tiver uma janta ou almoço depois). Eles devem ser fritos e servidos na hora, se fritar antes ficarão frios, muchos e oleosos e se seus convidados desprezarem os salgados, vc terá salgadinhos prontos sobrando na cozinha e janta faltando, pq os convidados querem matar a fome de uma maneira ou outra e vc precisa ajuda-los a sair satisfeitos da festa. Por isso cuidado com os contratos com  Buffet, veja se as variedades dos salgados, se eles serão fritos na hora, se antes da festa, como serão conservados...
Salgadinhos - Nº de convidados x 12 salgados = _____ salgados

 

 Bebidas

Uma organizadora de casamento disse que o melhor lugar para bebidas são os depósitos, onde vc só paga o que consumiu. Por exemplo vc compra 30 garrafas de Coca-Cola e usa apenas 24 garrafas, as outras 6 vc poderá trocar por outras bebidas, ou pegar o dinheiro dessas 6 garrafas de volta, não é ótimo:???

Refrigerantes - 400 ml por pessoa - Se tiver outras bebidas. 
Procure colocar mais Coca Cola, pois é um gosto popular (por mais que eu odeie).  
Calculo - Nº de convidados x 0,400 lt = ____Lt de refri

Sucos/ Mate/ Chá - 400 ml por pessoa

Água/ Coquetel - 200ml por pessoa  

Janta / Almoço

Escolha opções baratas, não tenha medo do óbvio. Se onde vc mora a carne vermelha é mais barata, vc pode fazer bife a role, churrasco... Se o frango é mais barato: Strogonoff, escondidinho de frango, frango a parmediana. Essa dica não vou poder te entregar de bandeja, pois vc vai precisar pesquisar e conversar com quem sabe de compra do mês.
Procure ir em atacadões onde vende caixas fechadas de frango, tomate, de batata... vc irá economizar.

Cardápio / Menu

Faça um cardápio com duas opções de janta e deixe sobre o prato de cada convidado. Eles poderão escolher uma das duas refeições, nenhuma caso não agrade. Isso evita que as pessoas da cozinha preparem os pratos e muitos voltem pq ngm quer jantar. Após os salgadinhos, os garçons passam nas mesas perguntando a escolha do convidado e ele só solicitará algum prato se ele quiser.

Cheese-casamento?

Uma dica e tendência do EUA é colocar nas opções de cardápio um lanche ao invês de só refeições. O lanche costuma ser hamburguers, mas vc pode colocar cachorro-quente, um bom pedaço de pizza (aquelas mini brotinhos de festa só se for umas 3). Vc pode trazer essa opção pro seu cardápio de um jeito mais barato, ao invés de grandes carnes grelhadas, uma receita mais prática com um pão, hambúrguer, tomate, alface, queijo e ketchup, Vc pode encomendar com a padaria perto da sua casa um pão relativamente menor que os clássicos pães de hambúrguers tamanho de venda. Só não deixe sua janta bem bagaceira, com macarrão instantâneo, jiló, buchada, dobradinha, existem pessoas que não gostam dessas comidas, por mais que vc talvez ame. Pesquise o que é comum em casamentos.







Ok.... UFAAA, menos um passo.
Ainnn tá cada dia  mais perto!!1 Ta nervosa?? Calma, ainda temos muito pela frente. 
No próximo passo aprenderemos como começar a providenciar as coisas da festa, os detalhes por trás desse glamour de Menu e flores.


Daiana Ribeiro - De Alcantara - indo para operação C.A.M.A.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

5º Passo - Organizando com o noivo sem ele saber

Data do casamento- OK
Local da festa e da cerimônia- OK
Cor da identidade visual- OK
Lista de convidados- OK

Hora organizar a festa e a cerimônia!!!!! Ahhhh adoroooo.
Primeiro, pegue essa dica pra vida, de cada 10 homens 1 irá querer fazer parte de toda organização da festa. Cores, onde vai ficar a mesa, o sabor do bolo, as forminhas do docinho... blá blá blá, antes da terceira pergunta ele não estará mais te escutando. Seja prática, não precisa mostra cada detalhe pro seu noivo não bobinha, ele vai participar sem vc se estressar e pensar em pegar aquele bolo que vc encomendou e tacar na cara dele.

Como organizar a festa com a participação do seu noivo sem ele saber?

Peça pra ele ficar com a parte burocrática, com a parte do cartório. Ele também pode procurar pacotes na agênica de viagem para lua de mel. Pacotes são fáceis de achar e comparar. Caso na Lua de mel vc vai se virar na cidade que vai, peça pra ele procurar as passagens bem baratas. Pechinchar os preços...

Quando vc super na dúvida da toalha bordada ou lisa, vc acha mesmo que ele vai ficar duas noites procurando no google o que é melhor (igual vc faz)? Ele vai responder "tanto faz" e vc vai conseguir fritar os salgadinhos na sua testa de tão estressada que vc vai ficar, então pra evitar isso, liga pra uma amiga, me manda um recado perguntado. A gente procura junto no google, sei lá.

Vc vai fazer o seguinte: salve fotos em uma pasta separada no seu computador. A mesa do jeito que vc quer, na outra a cor da toalha da mesa, na outra o arranjo da mesa, na outra o vestido das madrinhas, na outra o lustre, a mesa de doces, a mesa de salgados, fotos de um casamento na cor que o seu será...
Pegue um dia que ele esteja do seu lado (não precisa separar um tempo para isso, ele vai achar que é algo formal e vai ficar confuso com tanta informação), senta do lado dele e vai mostrando as fotos falando "olha amor o que eu já organizei" e vai apontando, "olha a mesa será assim, essas são as flores, o pajem vai entrar com essa almofada..." Não cheia de duvidas e perguntas, mostrando as suas decisões, acredite se ele ver uma flor que ele é alérgico, um bolo de chocolate que ele acha coisa de pobre (exemplo tá gente), uma lembrancinha que ele acha que é desnecessária... ELE VAI FALAR e depois disso ai sim vc pergunta "mas o que vc acha que pode ser", eles costumam responder "ahhhh não sei", ai vc como uma noiva inteligente e sábia dá algumas opções e ele vai chegar a uma conclusão ou deixar que vc escolha (nós esperamos isso hauhauha).
Vai por mim, vc não terá estresses. #experiência

Daiana de São Gonçalo RJ - Indo para Cama

4º Passo - A bendita lista de convidados

Eu sei, eu sei... vc tem uma prima que mora na mesma cidade e que não fala contigo faz 22 anos (sendo que vc tem 23) e que sua mãe insisti em chamar.
Seu noivo tem um amigo de infância que adicionou ele no face e ele quer convidar.

Uma dica? Se vc tem dinheiro... chame. Se vc pode fazer uma festa pra 500 pessoas, faça. Mas já que vc ta casando sem dinheiro as coisas vão ser diferente.
Você nunca vai consiguir agradar a todos, o casamento não é uma festa de 15 anos, é a união de um casal, então as pessoas que estão presentes devem ser pessoas que fazem parte da vida do casal. Isso já corta muitos conhecidos seus que no dia poderão comprimentar um padrinho, pensando que ele é o noivo só pq ele tá de terno preto. Falan sério! Você não quer receber as fotos do seu casamento e ficar se perguntando quem é aquela pessoa que está sentada do lado dos seus pais.

Começe a lista dividindo em "Familia", "Amigos", "Pessoas que tenho que chamar".

 Família

Na Familia coloque primeiro as pessoas que fazem parte da sua rotina. Pais, irmãos , cunhados e cunhadas. agora vc vai começar a colocar os parentes que são presentes na sua vida. A avó que cuida de vc desde criança, a tia que vc visita toda semana, a prima que mais parece sua irmã... Se sua mãe ficar falando das tias que moram em Espírito Santo que vc nem sabe o nome, das vizinhas que não falaram contigo nem quando vc foi brincar com as filhas delas quando era criança... Vc pode cortar sem medo. O casamento é seu, se vc colocar na cabeça que cada pessoa que vai a mais vc gasta em média R$120 reais com ela, vc vai começar a cortar pessoas sem pensar duas vezes.

Amigos

Primeiro separe seus amigos que serão padrinhos e madrinhas, eles já serão convidados também.
Nessa lista coloque só seus melhores amigos, que nunca poderiam ficar de fora.

Pessoas que tenho que chamar

Essa parte é a mais engraçada, assim que vc for escrevendo vc vai sentir que vc vai dar aquele suspiro pensando "Ain a Judite, aquela moça qua falou que quando a gente casasse ia dar os docinhos". Nessa lista vc vai chamar aquela amiga da sua mãe que está na sua casa toda semana e sempre te deu presente em cada aniversário que ela estava, aquela menina que fez vc começar a ser amiga do seu futuro noivo, aquela amiga da sua mãe que vai fazer seu bolo.... São pessoas que não são intímas a ponto de saber toda sua vida, mas são pessoas que fazem parte da sua vida e por consideração vc as chamaria.

Nessa lista básica vc terá pessoas que não podem ser cortadas, assim vc já pode basear a festa nesse numero de pessoas. Se o seu orçamento permite uma festa de 200 pessoas e vc tem uma lista de 80, então você pode ir colocando mais pessoas de acordo com as prioridades.


3º passo - Eu quero, mas não posso $$

As noivas são loucas, 

igual eu e vc, então exitem salões e igrejas, datas que um ano antes já estão agendadas. Por isso desde de já começe a buscar o salão onde vc vai casar. Se a cerimônia for no salão de festa melhor ainda, menos uma data pra correr atrás. Mas se vc é bem tradicional procure já a data da igreja.

Se vc for casar na sua igreja será mais fácil, a não ser que sua igreja tenha muitos membros ou uma boa estrutura que muitas pessoas ficam de olho pra casar lá. Arranjar uma data no final de semana será mais fácil pra vc que é membro.

Esse também é um tópico, casamento durante a semana é mais barato, os salões combram mais caro no final de semana. Eles fazem isso pra que haja evento todos os dias e não percam clientes por falta de vaga. Mas ai vc cai naquele dilema do escolher a data que falamos lá no "Ain Meu Deus...Por onde eu começo?"  um dia de semana teria menos convidados que um final de semana. Isso é uma VANTAGEM pra quem vai alugar um salão que paga por pessoa que entrar na festa, seja convidado ou "penetra". Também para quem quer uma festa bem intimista, porque sabe que só os familiares e amigos irão estar presentes em plena quarta-feira.

O número de convidados também muda quando o casamento é na igreja, o número de pessoas na igreja costuma ser menor que o número de pessoas que vão a festa, sem contar os penetras ou "amigos dos convidados". Então se na igreja apareceram 100 convidados, você pode contar pelo menos 130 convidados na festa (em festas no final de semana) e 115 em festas durante a semana.

Mas pra isso vc terá que aprender a fazer a lista de convidados e isso é o que eu vou te ensinar agora no próximo tópico.

Para as noivas sem dinheiro vc pode escolher casar em um salão ou terraço da igreja onde vc vai casar. Na casa de praia de uma amiga rica, uma praia (mas vc precisa de autorização da prefeitura), lugares que vc pode economizar. O ideial é que vc consiga um lugar 0800, quanto mais barato melhor, pois esse dinheiro de aluguel é um dinheiro "jogado fora", eles cobram muito caro por um espaço vazio. Uma organizadora de casamento disse que um salão ou restaurante de hotel é 20% mais barato do que salões de festa. Pesquise bastante para poder economizar.

2º Passo - Virando um arco-íris

Isso vai virar uma papagaiada


Esse é um dos passos que vc tem que escolher logo no começo da organização do casamento.
Antigamente as noivas costumavam escolher uma só cor para festa, que costumava ser cores clássicas como vermelho, prata, dourado... Os casamentos pareciam todos iguais. (eu achava feio)

Uma tendência norte americana tem invadido os casamentos das mulheres do séc. XXI
 A PALETA DE CORES.
A paleta funciona dessa forma, você pega cores que combinam na mesma paleta e as mistura. Pode ser nas flores, na decoração, no vestido....


As cores fortes estão com tudo pra quem vai casar nessa tendência.
Você pode misturar
azul com amareloroxo com amareloazul aquamarine e vermelho, laranja e cinza, roxo e marrom verde e rosa...  

A criatividade tem que imperar, mas cuidado, faça pesquisas das paletas. No google vc encontra váaaaaarias. Nada de juntar duas cores e ficar parecendo que o fornecedor não tinha mais objetos mostarda e resolveu mandar o resto das flores em rosa chiclete.

NÃOOOOOOOOOO. Tenha bom gosto e criatividade. A opnião de amigos, mãe e noivo cai bem também, não esqueça que o casamento é de um homem e uma mulher e não uma festa da camisola, seu noivo participando da escolha da cor é super moderno.

Com as cores escolhidas fica mais fácil na hora de contratar as flores, fazer o convite, as lembranças, a decoração....

Outra tendência é todos os itens do casamento terem a cor escolhida, isso se chama Identidade Visual. Todos os detalhes incluindo madrinhas, buqquet, cor dos docinhos, do bolo, das vasilhas, pratos, talheres, fitas, daminha... Tudo com as duas cores que você escolheu. Chega de igreja com flores da estação e festa com lembrancinhas douradas.


Exemplos de mistura de cores fortes e neutras para noivas sutilmente ousadas.

A esquerda: Laranja e Cinza;              A direita: Roxo e marrom;

domingo, 14 de outubro de 2012

Ain meu Deus...Por onde eu começo?

Eu, pelo menos, vou começar assim: Me apresentando.

Sou Daiana Ribeiro, 22 anos, meio publicitária, quase atriz, integralmente missionaria da CIA Jeová Nissi, solteira ou melhor NOIVA. O título desejado por muitas, temido por poucas e batido pra outras.
Sou de uma CIA de teatro que viaja o Brasil todo durante todo o ano, mal chegamos em uma cidade e já estamos preparando a mala pra viajar pra outro lugar a 8 horas de distância."Nossa vida é assim um dia aqui outro ali". Mas nossa vida pessoal não fica de fora e em meio a essa loucura preciso organizar o meu casamento que será um alguns meses, quase um ano.

Então vamos começar, você vai começar pela DATA e HORÁRIO.
A data vai variar muito da rotina do casal, vou voltar ao meu exemplo. Somos um casal que viaja o ano inteiro ministrando através de teatro. Não é tão fácil trocar toda uma agenda para realizar meu casamento, eu preciso de datas práticas para mim (que não tenho rotina) e para meus convidados que são pessoas "normais".

Qual a melhor data para casar?

Para você que trabalha em um trabalho "normal" com carga horária de 8h, vc precisa organizar uma data prática pra vc e seus convidados, por exemplo:

- Sábados;
- Véspera de Feriados;
São datas que seus convidados que trabalham poderão estar com vc na sua festa sem medo de ir embora, quer uma coisa mais chata que os convidados saindo cedo da festa?

Domingo é perigoso, pq o dia seguinte é o dia mais odiado da semana: Segunda. Onde todos voltam a sua rotina e muita gente gosta de se preparar pra volta ao trabalho tirando uma boa noite de sono. E como uma noiva moderna que vc é, vc não vai querer atrapalhar a rotina de seus convidados. Além de muitas igrejas estarem tendo culto e ser mais complicado de vc realizar uma cerimônia na igreja dos seus sonhos.
Lembre-se que Julho e Dezembro nem sempre é ferias pra todos, a não ser que a maioria de seus convidados estejam no colegial, ai vc terá certeza que eles estarão de férias.

Fuja de dia de: Finados, sexta-feira 13... essas datas vão gerar piadinhas entre os padrinhos e o noivo e vc vai se estressar (vai rir em alguns momentos, mas respirar fundo na maioria deles). Próximo a datas como Natal, ano novo, Páscoa, Dia das crianças... ou qualquer data que costuma ser data do comércio lucrar, pq as pessoas estarão preocupadas com as compras e viagem com a família.

Como escolher o horário para eu casar?

Não deixe pra escolher o horário pra depois, pois é através dele que vc vai escolher vestido, cardápio da janta/almoço, a roupa das madrinhas, decoração, iluminação, bebidas...
Lembre-se sempre dos convidados, nada de começar uma festa Terça às 1 da manhã, sabendo que na quarta todos irão acordar cedo para sua rotina, calcule uma festa de 5 horas de duração, mesmo que sua festa bombe e acabe depois, deixe a escolha dos convidados ficarem mais um pouco ou não.
Procure ver o clima da data escolhida, se vai chover, se vai fazer muito calor. Isso tudo fará diferença no resultado final. 

Pronto escolhido esses dois itens, agora "Mão na massa", a data será como um relógio girando contra você, pois a cada dia que passa será um dia mais perto e você tem que organizar tudo bem antes do SIM.

Daiana Ribeiro de São Gonçalo - RJ indo para Edson Passos - RJ